A Nutrição é uma disciplina da Saúde que não se restringe apenas às dietas de emagrecimento. Cada vez mais a evidência atribui à alimentação um papel preponderante na promoção da saúde e na prevenção e tratamento de doenças.
Cada vez mais a Nutrição é uma arma de prevenção de muitas doenças e lesões corporais pois permite-nos fornecer os nutrientes necessários para o correto funcionamento do nosso corpo, assim como os oligoelementos fundamentais ao adequado funcionamento de todos os sistemas biológicos desse mesmo corpo.
Inúmeras são as patologias que necessitam de um acompanhamento alimentar individualizado, para melhorar o estado clínico e a qualidade de vida, destacam-se o excesso de peso/obesidade, o baixo peso, a diabetes, doenças do comportamento alimentar, doenças gastrointestinais e as cardiovasculares (hipertensão arterial, dislipidémia).
Além disso, sabe-se também que estratégias alimentares específicas podem ser determinantes na melhoria do rendimento em praticantes de exercício físico, sejam recreativos sejam atletas de elite.
É preciso “saber comer”, ou seja, saber escolher os alimentos, nas quantidades e nos momentos certos, ao longo das diferentes fases da vida.
Assim, a intervenção do Nutricionista torna-se fundamental para indicar a alimentação adequada aos objetivos do cliente, fomentando escolhas alimentares saudáveis que impliquem um hábito duradouro e sustentado.