Durante o fim de semana de 20 a 22 de Outubro decorreu em Locarno, Suíça, a conferência subordinada ao tema “Acupunctura na Medicina Desportiva”.
Este evento foi organizado conjuntamente por Massimo Vella, acupunctor membro da ScuolaTao, uma organização que se dedica ao ensino e prática de Medicina Tradicional Chinesa na Suíça no cantão Italiano de Ticino, e pelo cirurgião geral Dr. Giuseppe Peloni, cirurgião do Departamento de cirurgia oncológica do Hospital La Caritá de Locarno, onde se realizou o evento.
Este encontro serviu para se discutir temas tais como: 1 – a situação da Acupunctura na Suíça para médicos e profissionais de saúde de outras áreas; 2- as condições do Centro de Medicina Desportiva de Locarno, mais especificamente na localidade de Tenero, no que respeita às suas infraestruturas disponíveis para atletas e profissionais e à equipa multidisciplinar que integra; 3- como a Acupunctura pode ser aplicada nos vários contextos envolvendo a Medicina Desportiva.
O convite endereçado ao Dr. Hugo Pinto para este evento surgiu, através do Dr. Mike Cummings e da ScuolaTao, dado a sua ligação à Medicina Desportiva e ao uso da Acupunctura em todas as áreas desta especialidade médica há quase 20 anos.
No âmbito do tema da Acupunctura na Medicina Desportiva, a conferência abordou o uso desta técnica terapêutica em várias vertentes da Medicina Desportiva: reabilitação, maneio de Dor, abordagem nos síndromes miofasciais, uso da acupuntura e acupuntura manual no stress emocional através da estimulação de nervos craneanos e dos nervos cervicais superiores (C1-C3).
As palestras decorreram na sexta-feira, tendo o Sábado sido dedicado a workshop prático sobre craniopunctura, lecionado por uma colega italiana Cecilia Lucenti.
O workshop de domingo, foi subordinado ao tema da Eletroacupunctura, tendo sido organizado pelo Dr. Mike Cummings e auxiliado pelo Dr. Hugo Pinto.
Neste workshop foram abordados os princípios básicos de eletro-estimulação de modo a que os participantes pudessem compreender como a corrente elétrica e os vários dispositivos elétricos disponíveis para Electro-Acupunctura funcionam e como esta estimulação pode complementar o efeito terapêutico das agulhas nas mais variadas patologias dos atletas.
O workshop foi composto por vários cenários onde os participantes organizados em grupos tinham de realizar tratamentos com a colocação de agulhas de vários tamanhos e conectar essas agulhas a aparelhos de eletro-estimulação de modo a realizarem eles próprios os tratamentos nos seus colegas de grupo.
A conferência e os Workshops tiveram uma forte afluência, tendo sido possível demonstrar que as várias abordagens da Acupunctura podem ser conjugadas para uma melhor e mais completa abordagem ao atleta.
Em nome do Dr. Hugo Pinto, o nosso muito obrigado ao Dr. Mike Cummings pelo convite e ao acupunctor Massimo Vella e à ScuolaTao pelo convite e pela hospitalidade.
Aqui ficam alguns dos momentos da conferência e workshop.












